EMENTA

Desenvolvimento da representação e da capacidade de apreensão do universo visual através do registro gráfico manual. O desenho como modo de “pensar” o espaço e a matéria, visando desenvolver a capacidade de exprimir e representar por meio de materiais e técnicas. O desenho como instrumento de observação e análise das formas; como processo criativo e como meio de representação. O desenho como meio de expressão do pensamento visual, como processo de análise dos elementos constitutivos e leis de formação das estruturas propostas, da percepção visual. Registro gráfico, por meio de observação direta de formas naturais e de outras criadas pelo homem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver a capacidade de observação, a habilidade para o desenho e a intuição estética, visando apropriar-se dos recursos plásticos e de composição.

Estudar formas de ver e representar a composição plástica, formas e volumes, relações entre partes, cheios e vazios, cores, comunicação visual, percepção do espaço físico, etc.

Conhecer os métodos de desenho de observação e de criação, entendidos a partir das possibilidades de aplicação para a representação técnica e artística dos projetos posteriores nas disciplinas relativas ao desenho técnico e áreas do design.

Familiarizar e explorar o potencial expressivo por meio dos elementos de composição, variedade de escalas e do uso de técnicas e materiais em função de uma determinada intenção plástica.

Dar ao aluno condições de desenvolver um discurso visual e, consequentemente, ampliar seu repertório plástico e formação profissional.

Desenvolver uma atividade que envolve a exploração, por meio da prática, da natureza do desenho como processo de raciocínio, pressupondo uma acumulação gradativa de experiências.

Fornecer ao estudante uma sistematização de experimentações plásticas e compositivas, levando-o a compreender as particularidades do processo criativo individual e seu efeito visual e perceptivo.

Desenvolver os aspectos expressivos e criativos da apreensão e representação plástica por meio da abordagem artística.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O DESENHO NA CONTEMPORANEIDADE

A linguagem do desenho nos dias atuais.

O desenho contemporâneo.

Observação: o olhar os objetos e o espaço.

Construção: o suporte e a materialidade.

Representação e Expressão:

Definições e conceitos.

Desenho de observação e raciocínio visual.

Desenho de observação e registro plástico.

Observação e representação.

Elementos do desenho: 

Enquadramento no papel, Luz e Sombra, Textura, Verticalidade, Proporção, Traço (mão livre), Profundidade, espaço, gesto, materialidade, cor, etc.

Elementos de plástica: características físicas, sensoriais e expressivas dos materiais, superfícies, volumes e espaços.

Elementos de desenho:

Ponto, linha, plano, volume, espaço, traço, textura, luz, sombra e cor.

Composição plástica: ritmo, relação, proporção, harmonia, equilíbrio, simetria.

Técnicas criativas de composição.

Modalidades de desenho: de observação e memória. 

Desenho de observação:

Figura humana.

Paisagem.

Arquitetura e objeto.

TÉCNICAS E MATERIAIS:

Grafite.

Lápis de cor.

Aquarela e guache.

Hidrocor.

Crayon: Giz de Cera/Pastel.

Técnica hibrida

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM:

Os conteúdos serão trabalhados, privilegiando: levantamento do conhecimento prévio dos estudantes – motivação com leituras, charges, situações problemas ou peque nos vídeos – Exposição oral / dialogada – Discussões, debates e questionamentos. – Leituras e estudos dirigidos – Atividades escritas individuais e em grupos – Apresentações por parte dos alunos de: plenárias, painéis, mini aulas, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: EDUSP, 1980.

CERVER, Francisco Asensio. Desenho para principiantes. Slovênia: Könemann, 2005.

HALLAWELL, p. À mão livre (volumes 1 e 2) – a linguagem do desenho. São Paulo: Melhoramentos, 2004.

EDWARDS, B. Desenhando com o artista interior: um guia inspirador e prático para desenvolver seu potencial criativo. São Paulo: Claridade, 2002.

MASSIRONI, M. Ver pelo desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1992. – WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: MARTINS FONTES, 1998.

EDWARDS, B. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1984